12.11.09

AMIGOS - MEMÓRIA DE CARLOS GRILO ( I I )

Pequena tarefa, grande vitória Num já longínquo dia do início dos anos 70, o Carlos Grilo e eu, fomos distribuir um documento do MDP-CDE na baixa de Lisboa. Por essa altura o movimento produzia muitos textos, sobre a guerra colonial, os presos políticos, a situação económica e social. Normalmente eram distribuídos apenas no banco mais ou menos discretamente. Mas daquela vez havia muito papel pelo que decidimos ir para a rua. Obviamente não foi um acto heróico - já se respirava alguma abertura - mas a pide, os seus informadores, a legião, as polícias todas, estavam em funcionamento e ainda metiam medo, pelo menos a mim. Lá fomos. À hora do almoço. Cada um com um molho de documentos. Começámos junto à Praça do Comércio, já não sei se na Rua do Ouro ou da Prata. Cada um em seu passeio, começámos a subir. Ao princípio, os papéis custavam a sair-me das mãos - olhava muito para as caras dos receptores à procura de sinais de perigo. Mas olhava para o outro passeio e o Grilo avançava, sorria e fazia-me sinais de incitamento. Foi uma pequena tarefa. Mas para mim, foi uma grande vitória sobre o medo.

Nenhum comentário: